Projeto para servidores municipais aposentados tem excelente avaliação dos participantes

O projeto “Aposentados sim, inativos nuca!”, do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), está fazendo o maior sucesso na avaliação dos integrantes das aulas de hidroginástica que acontecem três vezes por semana no Centro de Professores de Petrolina (CPP), que fica próximo à sede administrativa do SINDSEMP. Os encontros nas terçãs e quintas às 7h, e sábado às 7h e 30min, são repletos de alegria, bate-papo, descontração e saúde. Participantes se mostram interessadas e relatam a mudança de vida após as atividades físicas e socialização.

A professora aposentada Maria Doma é uma das frequentadoras da hidroginástica e se diz apaixonada pelo projeto. “São dois aspectos que eu considero muito importante: O encontro com as colegas e a saúde da gente que faz hidroginástica, que é muito bom!”, disse.  Sobre a criação do projeto, Maria Doma é só elogios. “É um projeto, que quem idealizou essa participação do SINDSEMP, está de parabéns! É muito importante mesmo e tem uma frequência muito boa e todo mundo só faz elogiar esse projeto”, finalizou.

Terezinha Dias da Luz, outra servidora aposentada há 15 anos, que pratica a hidroginástica assiduamente, também agradeceu pela oportunidade deste projeto tão benéfico. “Em primeiro lugar eu tenho que agradecer à professora Elena do sindicato, que foi ela que trouxe esse projeto para nós. Esse projeto já deveria ter há muito tempo, há muitos anos, mas nunca houve”, declarou.

A respeito das mudanças na sua vida, desde que começou a participar, Terezinha relata: “Depois que eu entrei aqui, a minha saúde multiplicou. Eu não sinto problema de saúde, eu não sinto solidão. Arranjei várias amizades e me sinto muito bem com essa casa do professor.eu acho que todas as colegas aposentadas do município e do estado, porque aqui é particular, deveriam procurar essa casa, porque quem chega aqui não tem vontade de sair, quer continuar”, concluiu, afirmando que se um dia o projeto acabar, ela vai continuar pagando, porque vale a pena, se referindo também à professora Silvinha e a todos os funcionários.

A professora de hidroginástica, Carmem Sílvia, também se vê muito envolvida com a parceria com o sindicato. “Abracei uma causa, que é um projeto junto com o SINDSEMP, o pessoal veio nos procurar e é uma turma boa, alegre. Peço aos aposentados aproveitem essa oportunidade e façam o exercício, porque é um momento único. A hidro é uma função muito interessante, que é o processo de socialização com os idosos que não vão ficar sem fazer nada. Aproveitem essa oportunidade com o SINDSEMP, com essa parceria e procurem o CPP”, concluiu.

A Diretora de Assuntos Extraordinários do SINDSEMP, Elena Alves, idealizadora do projeto voltado para os aposentados, acompanha de perto as atividades e se mostra feliz com os resultados do que foi projetado pela diretoria do sindicato. “Quando entramos nessa diretoria, já foi com o propósito de fazermos algo novo, de fazer algo que contribuísse com quem precisa, e nesse momento direcionamos o nosso pensamento para os aposentados, até porque eu já sou aposentada pelo Estado e sei como é difícil depois de uma jornada de vinte e cinco anos, vinte e oito, como eu passei, ficar em casa ocioso. Isso acarreta doenças, depressão, que é uma doença terrível”, falou preocupada com os colegas aposentados, que podem ter essa chance especial.

O projeto que foi aprovado em Assembleia, teve início com caminhadas no Parque Josepha Coelho nas segundas, quartas e sextas, intercalando com a hidroginástica Terças, quintas e sábados, além de oficinas de artesanatos, mas as aposentadas optaram por caminhar em seus bairros e se deslocarem apenas nos dias das aulas de hidro, no CPP. Uma vez por mês é realizado um café da manhã compartilhado, o que se torna uma festa.

Servidores municipais aposentados, associados ao SINDSEMP, que tenham interesse no projeto “Aposentados sim, inativos nunca!”, devem procurar a sede administrativa e fazer o seu cadastro.