SINDSEMP se faz presente em Assembleias da ACOSAP

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP), se fez presente na manhã desta quarta-feira(11), nas Assembleias Geral e Extraordinária da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina (ACOSAP). As duas Assembleias contaram com a participação de um número expressivo dos servidores da categoria, que puderam conferir a prestação de contas do ano de 2017, e as metas estipuladas para as lutas do ano de 2018.

O vereador Manoel da ACOSAP, ex-presidente da associação fala da pauta crescente da categoria, que dura mais de dez anos, e dos pontos em discussão. “Nós já aprovamos o piso em nível nacional em Petrolina, e tem o plano de cargos e carreiras a ser implantado pelo município. O piso salarial hoje está em R$ 1.079,00 (Um mil e setenta e nove reais), com o reajuste deveria ter deveria ter sido feito pelo Governo Federal, e não foi, é pra chegar na casa dos R$ 1.600,00 a R$ 1.700,00, aí vem mais a gratificação de metas e a salubridade, que chega a R$ 2.000,00. Mas se a gente tiver todos esses benefícios que a gente tá querendo ter, com essa pauta que está sendo debatida no Governo Federal, nós vamos chegar perto de R$ 3.000,00, que é um salário digno, que nós merecemos”, esclarece.

A 1ª Secretária da ACOSAP, Dilma de Souza Alves, agradece aos órgãos participantes nas Assembleias. “Hoje nós tivemos a participação do pessoal da Secretária de Atenção Básica, na pessoa de Graziela, A Casa Bolsa, na pessoa da Diretora Gláucia, o SINDSEMP, representado pelo Presidente Walber Lins e outros diretores, e os nossos sócios, que são o principal elo entre nós, ACOSAP e Agentes de Saúde”, reforça, registrando a participação da diretoria da associação.

A presidente da ACOSAP, Elizete de Souza, que representa os 472 Agentes Comunitários de Saúde de Petrolina, reforça a importância da parceria com o SINDSEMP, nas lutas da categoria. “A importância é enorme, porque só reforça as lutas, como o SINDSEMP vem acompanhando, a gente tem outra visão do sindicato que vem apoiando os Agentes Comunitários de Saúde em todas as lutas que a gente tem com os gestores”, registra.

O Vice-Presidente da ACOSAP, Geraldo Pereira, também concorda que o trabalho da Associação em conjunto com o SINDSEMP tem sido de grande importância. “Esse vínculo, esse elo de ligação que a gente tem tido, vem somando forças, e as conquistas a nível de município tem avançado bastante. E essa inteiração que a gente vem tendo hoje, com os membros, com a nossa presidente Elizete que está inserida na chapa do SINDSEMP, vem trazendo essa união que antes não tinha. Antes a gente tinha um certo bloqueio, era engessado, mas nessa nova gestão de Walber, a gente tem sentido que tem tido essa aproximação. Isso tem feito com que a gente veja um futuro melhor, onde nós estaremos avançando para as novas conquistas que estão por vir, devido a esta aliança que estamos tendo com o SINDSEMP”, finaliza.

Walber Lins, Presidente do SINDSEMP, enfatiza o ponto de vista do Sindicato nessa união com todas as categorias. “Dentro desta sistemática da conquista dos trabalhadores, nós buscamos interagir entre as instituições, até porque nós temos associados que são do sindicato e são da ACOSAP, e nós estimulamos a política de associação voltada para a organização das categorias”, pontua.

Nas Assembleias realizadas na sede da ACOSAP, foram aprovadas as contas de 2017 e foram discutidos pontos como o reajuste salarial, fardamentos, PMAQ, entre outros benefícios para a categoria.